Pular para o conteúdo

30 citações e frases do filme Tróia

Compartilhe

“Tróia”, a épica produção cinematográfica dirigida por Wolfgang Petersen em 2004, transporta os espectadores para os tempos mitológicos da Guerra de Troia. Inspirado pela Ilíada de Homero, o filme oferece uma narrativa repleta de tragédias, conflitos e personagens imortais.

No cerne dessa jornada épica, encontramos frases e citações que capturam a grandiosidade do enredo e os dilemas humanos enfrentados por heróis lendários. Vamos explorar agora algumas das marcantes e inspiradoras frases que ecoam através das eras, imortalizando a narrativa de “Tróia”.

O filme já começa muito bem com essa bela cena inicial

"O homem é assombrado pela vastidão da eternidade, então perguntamos a nós mesmos, irão nossos atos ecoarem através dos séculos? Estranhos ouvirão nossos nomes muitos depois de termos partido? E imaginarão quem fomos? O quanto lutamos bravamente, o quanto amamos intensamente?"

Narração de Odisseu

“De todos os guerreiros amados pelos Deuses, ele é o que eu mais odeio.”

Agamemnon sobre Aquiles

"É tudo só um jogo pra você, não é? Anda de cidade em cidade, dormindo com as esposas de mercadores e serviçais dos templos e acha que sabe algo sobre o amor. E o amor do seu pai? Você o desgraçou quando a trouxe para esse navio."

“Você diz que quer morrer por amor, mas não nada sobre morrer e não sabe nada sobre o amor.”

Heitor enfurecido com a irresponsabilidade de seu irmão mais novo. Páris parece não ter noção do tamanho do prolema que sua escolha irá causar.

A guerra simplesmente cai no  colo de Agamemnon, exatamente como ele queria. Salvar a honra de seu irmão foi a  desculpa perfeita.

“Paz é para mulheres e os fracos. Impérios são forjados pela guerra.”

Dialogo dito  por Agamemnon um pouco depois do anterior.

"Essa guerra jamais será esquecida. Nem os heróis que lutarem nela."

Odisseu convence Aquiles a ir à guerra apenas quando toca no seu ego.

“Se ficar em Laryssa vai encontrar a paz e uma mulher maravilhosa. Vai ter filhos e filhas. E eles terão filhos. E eles amaram você. E quando tiver partido se lembrarão de você. Mas quando seus filhos morrerem e depois os filhos deles também, seu nome se perderá. Se for a Tróia a glória será sua. Escreverão histórias sobre suas vitórias por milhares de anos. O mundo se lembrará do seu nome. Mas se você for a Tróia, jamais voltará para casa. Porque a sua glória anda de mãos dadas com o seu destino e nunca mais o verei de novo.”

Um dos melhores e mais tristes diálogos do filme. Tétis, mãe de Aquiles, sempre soube que esse dia chegaria. Suas palavras são tristes porque ela sabe que mesmo Aquiles tendo dois possíveis caminhos a seguir, ele escolherá o segundo.

Agora sabemos de quem o príncipe Páris puxou sua inocência. 

Honre os deuses, ame sua mulher e defenda seu país.

“Troianos! Durante toda vida eu vivi sob um código. E ele é bem simples. Honrar os deuses, amar a esposa e defender o país.”

Heitor motiva suas tropas

“Mirmidões… meus irmãos de espada. Eu prefiro lutar do lado de vocês do que qualquer exército de milhares. Que nenhum homem esqueça o quanto somos ameaçadores. Somos leões! Sabem o que está lá à nossa espera além daquela praia? A imortalidade! Peguem na! É de vocês!”

Aquiles em dos momentos mais emblemáticos do filme.

"Por que matá-lo agora príncipe de troia? Sem ninguém para vê-lo cair."

"Por que matá-lo agora príncipe de troia? Sem ninguém para vê-lo cair."

Heitor quase morreu antes da hora

É muito cedo para matar príncipes.

"É muito cedo para matar príncipes."

Sem dúvidas, uma das frases mais marcantes do filme

Oponentes não só no campo de batalha, mas no modo de pensar.

A guerra é o jovem morrendo e o velho falando.

“A guerra é o jovem morrendo e o velho falando.”

Odisseu

Se matar é seu único talento então é a sua maldição.

“Se matar é seu único talento, então é a sua maldição.”

Briseis

Antes que meu tempo acabe, eu vou olhar para o seu corpo e vou sorrir

“Antes que meu tempo acabe, eu vou olhar para o seu corpo e vou sorrir”

Aquiles ameaça Agamemnon em um momento que parecia que acabaria em tragédia.

“Meu pai carregava essa espada e o pai dele também, e assim tem sido desde a fundação de Tróia. A história de nosso povo foi escrita com essa espada. O espírito de Tróia está nessa espada, enquanto um troiano a empunhar, nosso povo terá um futuro.”

Príamo

“A noite eu vejo os rostos, de todos os homens que já matei. Eles ficam lá na outra margem do rio Estige. Estão esperando por min. Eles dizem 'bem-vindo irmão'. Nós homens somos miseráveis.”

“A noite eu vejo os rostos, de todos os homens que já matei. Eles ficam lá na outra margem do rio Estige. Estão esperando por min. Eles dizem 'bem-vindo irmão'. Nós homens somos miseráveis.”

Aquiles

“Soldados lutam por Reis que nunca conheceram, fazem o que lhes é mandado, morrem quando lhes mandam morrer.”

“Soldados lutam por reis que nunca conheceram, fazem o que lhes é mandado, morrem quando lhes mandam morrer.”

Aquiles  tenta ensinar algo para o jovem Pátroclo, mas ele é incapaz de compreeder.

O diálogo destaca a força dos personagens e as escolhas difíceis que enfrentam em meio ao tumulto da batalha e da lealdade.

“Soldados só compreendem a guerra, a paz os confunde.”

Odisseu

“Os deuses nos invejam, eles nos invejam porque somos Mortais. Porque qualquer momento pode ser o último. Tudo é mais bonito, porque estamos fadados a isso. Nunca ficará mais linda do que está agora. Nós nunca mais estaremos aqui.”

Aquiles

“Se os gregos cruzarem as muralhas, acabou. Vão matar os homens, jogar os bebês de cima dos muros e as mulheres serão feitas escravas.”

Heitor deixa claro para sua esposa as consequências do pode acontecer.

O embate mais aguardado do filme está prestes a acontecer. Apesar de já sabermos o resultado a luta entre Heitor e Aquiles é um show á parte.

Heitor cai e Tróia cai com ele.

Quantos primos você já matou? Quantos filhos, pais e irmãos e maridos, quantos, bravo Aquiles?

O único desejo de Príamo é fazer um funeral adequado para seu filho.

“Você me deu paz, em uma vida de guerra.”

“Você me deu paz, em uma vida de guerra.”

O fim de Aquiles por Páris

Se um dia contarem a minha história, que digam que andei com gigantes. Homens se erguem e caem como o trigo no inverno, mas esses nomes jamais perecerão. Que digam que vivi na época de Heitor, domador de cavalos. Que digam que vivi na época de Aquiles.

“Se um dia contarem a minha história, que digam que andei com gigantes. Homens se erguem e caem como o trigo no inverno, mas esses nomes jamais perecerão. Que digam que vivi na época de Heitor, domador de cavalos. Que digam que vivi na época de Aquiles.”

Odisseu

Ao longo dessas palavras, percebemos a profundidade dos personagens e a complexidade de suas escolhas em meio ao caos do conflito. “Tróia” não é apenas um espetáculo visual, mas uma fonte atemporal de reflexões sobre a condição humana, apresentada de maneira poética e impactante. Essas 30 citações, como fragmentos de uma tapeçaria épica, continuam a inspirar e provocar, imortalizando a narrativa e a sabedoria contida em cada linha desse filme extraordinário.

Faltou alguma frase ou citação importante? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *