Pular para o conteúdo

As 10 melhores frases da série ‘Band of Brothers’

Compartilhe
A série acompanha os homens da Easy Company, 2º Batalhão do 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista da 101ª Divisão Aerotransportada (doravante referida como Easy Company), desde seu treinamento em 1942 até suas experiências de combate na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. É uma narrativa emocionante, visceral e historicamente precisa sobre os sacrifícios feitos por esse grupo de soldados em prol de seu país. Além de ser tecnicamente impressionante, “Band of Brothers” é notável por sua escrita brilhante, incluindo algumas das melhores citações de cada um dos seus 10 excelentes episódios.

"Então é por isso que eles nos deram sorvete."

É compreensível que uma história de guerra autêntica dedique bastante tempo para retratar o treinamento exaustivo da Easy Company antes do combate. Grande parte desse treinamento é abordada no primeiro episódio, “Currahee”, onde as sequências de treinamento são habilmente utilizadas para desenvolver os personagens e fornecer uma compreensão inicial de quem são esses homens antes de enfrentarem as adversidades do combate.
“Currahee” – Episódio 1 (2001)

"Todos nós sentimos medo. Mas fomos treinados para saber controlá-lo e fazer o que devíamos fazer."

Band of Brothers

"Eu me pergunto o que acontecerá com gente como você e eu quando não houver mais guerras para nos ocupar."

Um momento significativo ocorre no final de Band of Brothers, quando um batalhão se rende à Easy Company. Os homens entregam suas armas e, em particular, o coronel alemão oferece sua arma ao major Richard Winters. Durante este momento, ele diz a citação acima. Este não é apenas um momento importante porque mostra o sucesso da Easy Company e o fim da guerra, mas também pondera o que acontecerá com Winters e a Easy Company depois de uma experiência tão traumática. A citação considera que talvez a guerra tenha sido benéfica para eles e, sem ela, poderiam estar potencialmente perdidos.

“A questão é que não importa para onde vamos. Assim que entrarmos em combate, a única pessoa em quem você pode confiar é você mesmo e o cara ao seu lado.”

Band of Brothers pode ter momentos de esperança e inspiração, mas não há dúvida de que a série também retrata a verdade honesta da guerra, e esta citação resume isso. Em conversa com outro soldado, William ‘Wild Bill’ Guarnere diz esta frase, enfatizando que na batalha um soldado não pode confiar em ninguém. Esta citação oferece um vislumbre do caos da guerra e de como um soldado deve confiar em seus próprios instintos e habilidades para sobreviver, junto com os homens ao seu lado.

"A única esperança que você tem é aceitar o fato de que já está morto. E quanto mais cedo você aceitar isso, mais cedo será capaz de funcionar como um soldado deveria funcionar. Sem piedade, sem compaixão, sem remorso. Toda guerra depende disso."

Por mais que a guerra possa inspirar a moralidade e a fraternidade, ela também pode trazer à tona o que há de pior em um indivíduo. Por exemplo, esta citação de Ronald Speirs em Band of Brothers argumenta que, para ser um bom soldado, é preciso perder todos os seus aspectos mais humanos: misericórdia, compaixão e remorso. Pior que isso, Speirs também sugere aceitar sua própria morte inevitável para fazer isso. No geral, esta citação é um triste exemplo de como a violência da guerra pode mudar um indivíduo e a sua capacidade de simpatizar com os outros.

"⁠Como eles podiam saber do preço pago pelos soldados em terror, agonia e derramamento de sangue se nunca estiveram na Normandia, em Bastogne ou em Haguenau?"

“The Last Patrol” avança para fevereiro de 1945, as coisas mudaram ligeiramente para a Easy Company, mas apenas em comparação com o combate que travaram durante os episódios 6 e 7 . Eles terminam em Haguenau, na França, que acaba se tornando um dos lugares mencionados pelo soldado David Webster ao refletir sobre os locais onde ocorreram sacrifícios e baixas .

“Capitão Sobel, saudamos a patente, não o homem”

Outra citação e momento icônico de Major Winters em Band of Brothers ocorre no episódio final da série, quando Winters passa pelo capitão Sobel da Band of Brothers na rua. Sobel, sendo ex-superior de Winter durante o treinamento, apenas acena para Winters. No entanto, desde que Winters foi promovido a major, ele exige que Sobel respeite sua posição, o que ele faz com relutância. Este é um momento altamente gratificante, pois Winters se vinga pela crueldade de Sobel durante o treinamento e prova que o trabalho duro, em vez da brutalidade, beneficiará um soldado.

"E não se passa um dia em que eu não pense nos homens com quem servi que jamais puderam viver num mundo sem guerra."

Band of Brothers

“Ó Senhor, concede que eu nunca procure tanto ser consolado como consolar, ser compreendido como compreender, ou ser amado como amar de todo o coração.”

Um dos episódios mais impressionantes de Band of Brothers é “Bastogne”, em que o médico Eugene Roe tenta manter seus homens vivos durante a Batalha do Bulge. Apesar da escuridão e da tensão do episódio, Roe é um herói simpático e respeitável que claramente se preocupa profundamente com a vida humana e com sua salvação. Durante a série, Roe recita a citação acima, que é a oração de São Francisco. Esta citação prova a dedicação de Roe não apenas em salvar os soldados ao seu redor, mas em salvar qualquer tipo de vida humana e dar tudo o que tem para atingir esse objetivo.

“Henrique Quinto estava conversando com seus homens e disse que deste dia até o fim do mundo nós e ele seremos lembrados. Nós, poucos sortudos, somos um bando de irmãos, pois aquele que derramar seu sangue comigo hoje será meu irmão.”

Por fim, aqui está a citação que deu nome à Band of Brothers . Recitada por C. Carwood Lipton, a frase é retirada de “Henrique V” e faz parte de um empolgante discurso de guerra. Reconhece que aqueles que entram juntos numa batalha, que derramam sangue juntos, são irmãos, aconteça o que acontecer. Embora esta citação tenha sido escrita há séculos e em relação a uma guerra que já passou, ela também pode estar relacionada aos homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial e também aos soldados do futuro. Não é nenhuma surpresa que esta citação dê nome à minissérie, porque resume a importância da fraternidade na guerra.
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *