Pular para o conteúdo

Frases memoráveis do filme Taxi Driver

Compartilhe
O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã, reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Apesar de não conseguir fazer contato emocional com ninguém e viver uma vida questionável em busca de diversão, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.

01 - "Os dias vão passando. Não acabam nunca."

Paul Schrader escreveu o roteiro de Taxi Driver enquanto ele próprio sofria de solidão, amargura e insônia . Na verdade, Schrader supostamente trabalhou no desenvolvimento do personagem de Travis no apartamento de sua ex-namorada, enquanto ele cuidava da casa dela. Isso foi depois que ele estava morando dentro de seu carro. Esse tipo de estilo de vida deprimente e incerto é transmitido por Travis dizendo: “Doze horas de trabalho e ainda não consigo dormir. Droga. Os dias passam indefinidamente. Eles não terminam.” Por mais assustadores que sejam alguns dos pensamentos de Travis, este pode ser o mais universalmente identificável e certamente ajudou a fazer o público simpatizar mais com um dos primeiros verdadeiros anti-heróis do cinema moderno.

02 - “Um dia desses, vou me organizar.”

Quando Travis leva Betsy (Cybill Shepherd) para comer uma torta, ele diz a ela: “Eu deveria receber uma daquelas placas que diz: ‘Um dia desses, vou me organizar’”. A princípio, Betsy não entende, então Travis explica que é uma piada que cria uma interação estranhamente charmosa e estranha entre os dois. O primeiro encontro de Travis e Betsy não vai tão mal. Claro, o relacionamento vai por água abaixo quando Travis leva Betsy a um cine pornô no segundo. No entanto, esta continua a ser uma das melhores citações do Taxista sobre como ela fixa um momento realmente engraçado e alegre na obra-prima neo-noir sombria de Scorsese.

03 - "Eu vi em seus olhos e digo pela maneira como você se comportou que você não é uma pessoa feliz."

Quando Betsy pergunta por que ela deveria namorar Travis, ele a conquista com pura ousadia. A análise precisa de Travis sobre Betsy mostra que ele é realmente observador e inteligente, apesar de seus defeitos. Isso também o torna intrigante para ela, pois aponta algo que ela talvez tenha pensado sobre si mesma ou talvez algo que a faça pensar que ele pode estar certo.

04 - "Você está no inferno e vai morrer no inferno, assim como o resto deles!"

Através do relacionamento de Travis com Betsy, fica claro que ele é um homem perigoso, irritado com o mundo por seu lugar nele. Apesar da ideia inadequada de levá-la a um teatro pornô para um encontro, Travis ainda acredita que merece estar com Betsy e tenta continuar o relacionamento. No entanto, quando ela corta relações com ele, ele aparece no trabalho dela e grita com raiva por ela ser como os outros. É um momento que mostra Travis como emocionalmente imaturo desde o início e, em última análise, adoça o enredo para o público quando Travis mais tarde supera seus pensamentos infantis.

05 - "Dez de maio. Ainda bem que a chuva lavou a imundice das ruas. Trabalho horas a fio. Das 6h da tarde às 6h da manhã. Às vezes até às 8h. Às vezes, sete dias por semana. É duro, mas me mantenho ocupado. Ganho cerca de $350 por semana. Às vezes mais, por fora do taxímetro."

Travis Bickle (Robert De Niro)

06 - “Só um idiota carregaria aquele canhão nas ruas assim.”

Em uma das cenas mais memoráveis ​​de Taxi Driver , Travis faz uma visita ao traficante de armas ilícitas Andy (Steven Prince) para se armar antes de sua cruzada de um homem só contra o ponto fraco do crime na cidade de Nova York. Andy o avisa sobre a praticidade das armas que ele deseja. Travis insiste em conseguir o “canhão” que deseja e isso prova ser tão impraticável quanto Andy avisou que seria quando se trata do tiroteio culminante do filme. É um momento para sugerir sutilmente que Travis não tem ideia do que está fazendo, embora ele seja um veterano do Vietnã que conhece bem o manejo de armas de fogo.

07 - "Quando recolho para garagem tenho que limpar esperma do banco atrás. Às vezes, manchas de sangue."

Taxi Driver nunca foge da severidade grotesca de seu mundo, como esta citação destaca. Isso não apenas mostra o quão terrível é a vida de Travis , já que é seu trabalho limpar fluidos nojentos de seu carro em um horário absurdo como as quatro da manhã, mas também implica algumas coisas bastante desagradáveis ​​que ele vê durante o dia. -hoje. Seu trabalho como motorista de táxi parece apenas aumentar seu desgosto pelo mundo. Pela forma como justifica sordidamente a mentalidade de Travis, atraindo o público para seu inferno pessoal, esta é uma das citações mais memoráveis ​​​​de Taxi Driver.

08 - "A solidão é uma constante em minha vida. Nos bares, nos carros, nas ruas, nas lojas, em toda parte. Não há saída. Sou um homem só."

Travis Bickle

09 - "Ouça, cambada de sacanas. Comigo vocês não podem. Desafio os imundos, as porcas, os cachorros, os canalhas. Sou um revoltado."

Travis Bickle

10 - "29 de junho. Tenho que entrar em forma. Chega dessa vida sedentária. Cinquenta flexões por dia e mais cinquenta barras. Nada de remédios, nem comida ruim, só fazem arruinar o organismo. Disciplina absoluta. Musculatura rígida."

Algumas das citações e cenas mais memoráveis ​​​​do Taxi Driver são de quando Travis se prepara para entrar em ação, recalibrando toda a sua vida para seu novo objetivo. Enquanto Travis narra seu novo regimento para se transformar no guerreiro perfeito, o público dá uma ideia de sua preparação. De Travis fazendo flexões de palmas até praticando no campo de tiro, Taxi Driver tem uma montagem de treinamento verdadeiramente única e perturbadora. No entanto, está repleto da mesma ilusão que Travis teve ao longo do filme, ao se ver como tendo um grande propósito que não existe.

11 - "Aprendi mais sobre a América andando de táxi do que em todas as limusines do país."

Quando o senador Charles Palantine (Leonard Harris) e seus assessores viajam na traseira do táxi de Travis, Travis afirma ser um defensor ferrenho. Inteligentemente, o político diz a Travis: “Deixe-me dizer uma coisa. Aprendi mais sobre a América andando de táxi do que em todas as limusines do país.” É a frase perfeita porque há verdadeira sabedoria por trás das palavras de Palantine, ao mesmo tempo que parece sombriamente bem-humorado. Palantine está dando uma resposta típica de político que o faz parecer um homem do povo. No entanto, Travis e suas opiniões mostram que o que Palantine poderia aprender com ele seria perturbador.

12 - "Só agora percebo o verdadeiro objetivo de minha vida. Agora sei qual é. E dele não posso fugir."

Travis Bickle

13 - " Você tá falando comigo?"

Mesmo quem nunca viu Taxi Driver sabe que Robert De Niro pronuncia essa frase em um de seus filmes. Além de ser a citação mais memorável do Taxi Driver , também ocorre durante um dos momentos mais icônicos do Taxi Driver . Nesse ponto de Taxi Driver, Travis está tão isolado que começou a falar sozinho no espelho, inventando cenários e praticando como vai ameaçar as pessoas na rua.

14 - "Um dia uma chuva de verdade virá e lavará toda essa escória para fora da rua.”

Todo esse monólogo é perfeito pela forma como resume a visão cínica de Travis sobre o mundo e a queda mental que ele sofre mais tarde no filme. O jazz surge ao fundo enquanto Travis dirige seu táxi sozinho. Os negócios continuam normais nas ruas de Nova York, e as luzes da cidade acima se refletem nas poças de chuva nas ruas.
O filme “Taxi Driver” oferece aos espectadores uma visão profunda da mente perturbada de Travis, e suas citações são frequentemente elogiadas por sua qualidade poética e mordaz.
Esse artigo é baseado e adptado de outro artigo em inglês do site https://screenrant.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *