Pular para o conteúdo

13 poderosas frases do filme 300

Compartilhe
300 tem citações são tão memoráveis ​​quanto as sequências de batalha épicas do elegante filme de ação histórico de Zack Snyder. A adaptação de 2007 da história em quadrinhos de Frank Millar de mesmo nome narra uma das maiores batalhas da história – a Batalha das Termópilas em 480 aC. Uma força de 300 guerreiros espartanos liderados pelo temível Leônidas (Gerard Butler) e alguns de seus aliados gregos posicionaram-se na estreita passagem das Termópilas e detiveram os exércitos do deus-rei persa Xerxes I (Rodrigo Santoro), com a invasão As forças persas são estimadas em algo entre 200.000 e 2 milhões em número.

"O mundo saberá que homens livres lutaram contra um tirano. Que poucos lutaram contra muitos. E, antes do fim da batalha que mesmo um Deus-Rei sangrou."

– Leônidas

“Persas, venham e peguem-nos.”

Quando o exército persa está prestes a atacar a pequena força de espartanos, um dos comandantes persas grita a ordem para que os espartanos se desarmem. Leônidas responde avisando que não será tão fácil, pontuando sua ordem com um dardo que empala o oficial persa. O historiador e filósofo romano Plutarco realmente registrou essa troca na vida real . Supostamente, o próprio Xerxes deu a ordem para os espartanos deporem as armas (em oposição a um de seus vassalos). Leônidas respondeu (em grego dórico antigo) “Molon labe”, uma frase de desafio ainda citada até hoje.

“Terra e água? Você encontrará muitos dos dois lá.”

De acordo com o antigo cronista grego Heródoto, quando os emissários persas viajaram pela Grécia, pediram a cada cidade-estado que oferecesse “terra e água” como sinal de sua submissão ao rei Xerxes. Em resposta a este pedido, os atenienses atiraram os persas num desfiladeiro, enquanto os espartanos os atiraram num poço, sugerindo que haveria muita terra e água no fundo. Uma versão altamente estilizada desta cena de arremesso aparece em 300 com Leônidas entregando esta ameaça assustadora. Consolida Leónidas e o seu povo como uma civilização que não se curvará nem será ameaçada tão facilmente.

"⁠Você tem muitos escravos, mas poucos guerreiros."

– Leônidas

"volte com seu escudo ou sobre ele"

Antes de interpretar a vilã Cersei em Game of Thrones , Lena Heady interpretou a muito mais simpática rainha Gorgo em 300 , que entrega esta fala a Leônidas quando ele parte para a batalha. O significado é bastante simples. Se um homem fugisse da batalha, ele largaria seu escudo pesado para correr mais rápido. Como tal, um homem que regressa com o seu escudo deve, portanto, ser vitorioso, enquanto um homem morto pode ser carregado de volta no seu escudo. De acordo com Plutarco, esta citação de 300 foi na verdade falada por numerosas mulheres espartanas enquanto os homens partiam para a guerra nas Termópilas .

"Então lutaremos na sombra"

Esta é outra citação 300 da vida real , dita pelo guerreiro espartano Dienekes. Quando lhe disseram como os arqueiros persas podiam literalmente apagar o sol com suas flechas, ele respondeu casualmente com a frase sobre lutar na sombra – um verdadeiro momento histórico que levou a uma das 300 citações mais engraçadas, mesmo considerando o contexto sombrio de uma batalha antiga.

"Nós fizemos o que fomos treinados para fazer, o que fomos criados para fazer, o que nascemos para fazer."

– Leônidas

"É aqui que os prendemos. É aqui que lutamos. É aqui que eles morrem."

Os espartanos podem ter sido os grandes guerreiros da Grécia Antiga, mas a razão pela qual uma força de 300 soldados conseguiu conter todo o exército persa foi que eles escolheram uma passagem estreita e estreita onde estavam protegidos em ambos os lados por altos penhascos, tornando os persas ‘ números superiores sem sentido. Com estas palavras, Leônidas reúne seus homens em torno de um plano firme .

“Você não percebeu? Compartilhamos nossa cultura com você a manhã toda.”

Muitas das 300 melhores citações vêm da recusa de Leônidas em ver Xerxes como um igual, quanto mais como um deus. A primeira dessas trocas memoráveis ​​ocorre quando o rei persa tenta conquistar Leônidas e seus espartanos como aliados, dizendo que eles têm muito a oferecer uns aos outros. Leônidas caminha entre os persas mortos que ele e seus homens acabaram de matar e ressalta que Esparta já compartilhou sua cultura, a da espada. Xerxes certamente escolheu o homem errado para oferecer mimos e luxo, já que Leônidas é um guerreiro em sua essência.

"Não demorará muito para que eles temam mais minhas lanças do que seus chicotes."

Enquanto Leônidas se diverte provocando Xerxes sobre a batalha, ele também reserva um momento para destacar as diferenças entre seus dois exércitos. Xerxes chegou com um enorme exército com forças que superam os espartanos. Porém, Leônidas aponta que Xerxes tem escravos lutando por ele, enquanto Leônidas tem guerreiros . Existe uma brutalidade no modo de vida de um espartano, mas Leônidas sabe a diferença entre aqueles que estão lutando porque é o seu modo de vida e aqueles que estão lutando porque estão sendo forçados a isso.

"⁠O mundo saberá que homens livres lutaram contra um tirano. Que poucos lutaram contra muitos. E, antes do fim da batalha que mesmo um Deus-Rei sangrou."

Xerxes se oferece para fazer de Leônidas um senhor da guerra governando toda a Grécia e grande parte da Europa se o rei espartano se submeter à vontade divina de Xerxes. Leônidas rejeita o deus-rei ao mesmo tempo em que apresenta esta ameaça adequada, que permaneceu como uma das 300 citações mais memoráveis.

"⁠Loucura? Isso é Esparta!"

Talvez a citação mais icônica de 300 chegue no início do filme e confirme que Leônidas é um governante que não se curvará diante daqueles que ameaçam seu reino , independentemente do tamanho de seu inimigo. Ele não tem medo de mostrar um lado bárbaro ao mensageiro persa, que não consegue acreditar na imprudência de Leônidas em ameaçá-lo. No entanto, o mensageiro referindo-se ao desprezo como “loucura” revela-se o passo errado a tomar, e Leônidas faz saber que tal loucura é o modo de vida em Esparta. A entrega épica de Gerard Butler fez da citação uma parte da cultura pop que tem sido parodiada indefinidamente.

"⁠Espartanos, preparem o desjejum e comam com gosto! Pois, esta noite, jantaremos no inferno!"

Esta é uma frase simples e excelente dita por Leônidas em 300 como uma forma de deixar seus homens – e o público – saberem que o fim finalmente chegou. Não importa quantos homens os espartanos matassem, eles acabariam por se juntar aos mortos. Mas isto era algo a ser celebrado, pois significava que os espartanos teriam uma morte gloriosa, o que para muitos deles era tudo o que desejavam na vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *