As pessoas adoram se inspirar em citações, sejam elas afirmativas da vida, sábias ou perspicazes. As palavras bem pensadas de artistas e figuras públicas notáveis nos ajudam a refletir sobre nossos próprios pensamentos sobre a vida. Quando se trata de cinema, o papel mais venerado na maioria das produções é o do diretor, principalmente aqueles que desempenham um papel mais significativo do que um simples pistoleiro contratado e visam construir suas visões artísticas únicas.
01 - John carpenter
O terror é sempre o mesmo. Muda com a cultura e muda com a tecnologia. As histórias são sempre as mesmas. Existem apenas duas histórias básicas de terror, duas simples – o mal está lá fora e o mal está aqui [aponta para o coração].
O mestre do terror John Carpenter criou essencialmente o gênero slasher com o Halloween e elaborou um dos mais amados filmes de terror corporal baseado em efeitos práticos que foi O Enigma de Outro Mundo, além de tantos outros sucessos como a franquia Pânico.
02 - Sérgio Leone
Sempre achei que a música é mais expressiva que o diálogo. Sempre disse que meu melhor diálogo e roteirista é Ennio Morricone. Porque, muitas vezes, é mais importante uma nota ou uma orquestração do que uma frase dita.
Sergio Leone provou ser um mestre do gênero faroeste, e a ‘Trilogia dos Dólares’ ( Um Punhado de Dólares , Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito ) continua entre os melhores filmes de faroeste já feitos. Um fato inegável do sucesso dos filmes é o quão bem a trilha sonora funciona com cada um deles .
03 - Bong Joon Ho
Há muita emoção extrema no cinema coreano. É porque existem muitos extremos na sociedade coreana.
O diretor Bong Joon-ho fez história quando Parasita se tornou o primeiro filme sul-coreano a ganhar o prêmio de Melhor Filme no Oscar. Ainda assim, mesmo antes disso, ele conquistou seguidores fiéis com filmes como Mother – A Busca Pela Verdade e Memories of Murder .
04 - Jordan Peele
O monstro mais assustador do mundo são os seres humanos e aquilo de que somos capazes, especialmente quando estamos juntos.
O diretor Jordan Peele está atento aos sentimentos e ansiedades do mundo moderno, com seus filmes como Corra! e Nós irradiando para o público jovem e aqueles sintonizados com os problemas sociais que o Ocidente enfrenta. Esta frase resume perfeitamente sua abordagem ao gênero de terror, se concentrando, em vez disso, nas habilidades das pessoas de causar horror, seja sistemático ou inerente à humanidade.
05 - David Cronenberg
Penso nos filmes de terror como arte, como filmes de confronto.
O início da carreira do mestre do terror corporal David Croneberg foi definido principalmente por seu valor de choque, com um toque artístico e surreal que o fez se destacar de seus contemporâneos, especialmente considerando filmes como Videodrome – A Síndrome do Vídeo e Gêmeos – Mórbida Semelhança. Embora os esforços posteriores do diretor canadense se afastassem lentamente do terror, suas raízes no gênero são inegáveis.
06 - Francis ford coppola
Não creio que exista nenhum artista de qualquer valor que não duvide do que está fazendo.
Como diretor de Apocalypse Now e O Poderoso Chefão , poucos desconhecem as obras de Francis Ford Coppola . Saber que o diretor desses clássicos tem algum grau de dúvida não é tão reconfortante quanto um reflexo honesto e humilde de qualquer criativo. Se não houver dúvidas em seu trabalho, seu ego começa a tomar conta e o trabalho sofre.
07 - Denis villeneuve
Na contradição e no paradoxo, você pode encontrar a verdade
Denis villeneuve já marcou seu nome na historia do cinema com filmes como Sicario: Terra de Ninguém, A Chegada e Duna. Sem duvidas um dos maiores diretores da atualidade
08 - David Lynch
Não sei por que as pessoas esperam que a arte faça sentido. Eles aceitam o fato de que a vida não faz sentido.
David Lynch é conhecido tanto por seus momentos de percepção quanto por suas frases mal-humoradas. Como ele redefiniu o cinema experimental desde sua estreia, Eraserhead , os fãs não estão apenas abertos a isso, mas adoram ouvir sua opinião sobre o cinema.
Lynch defende a verdade de que a arte, incluindo o cinema, não precisa de “fazer sentido” para ser bonita ou “divertida”, ela pode existir no absurdo geral que acompanha a vida.
09 - Martin Scorsese
Não estou interessado em um visual realista, nem um pouco, nem nunca. Todo filme deveria ser como eu me sinto.
O diretor Martin Scorsese é indiscutivelmente o maior diretor de sua geração e quase inquestionavelmente o melhor em atividade atualmente. Sua enorme carreira, que lhe rendeu 181 prêmios no Oscar, é destacada por filmes como Taxi Driver , Os Bons Companheiros e o recente Assassinos da lua das flores.
10 - Ridley Scott
Na ficção científica, estamos sempre em busca de novas fronteiras. Somos atraídos pelo desconhecido.
O gênero de ficção científica é sem dúvida o ponto forte de Ridley Scot, mas também teve grande sucesso outros gêneros como o drama histórico ou a guerra. Alguns dos seus filmes mais famosos são: “Alien”, “Falcão Negro em Perigo ”, “Gladiador” ou “Robin Hood”, obras fantásticas com as quais conseguiu se destacar e pelo seu excepcional trabalho artístico.
11 - Steven Spielberg
Nosso único objetivo é dar ao mundo um gostinho de paz, amizade e compreensão através das artes visuais, a arte de celebrar a vida.
Todos nós amamos o artista problemático, mas Steven Spielberg é o mestre do cinema (predominantemente) saudável ou de dramas pitorescos com apenas um pouco de ousadia para manter o espectador envolvido, o que definiu grande parte da carreira do criador, de ET O Extra Terrestre para IA Inteligência Artificial .
12 - Stanley Kubrick
Tudo já foi feito. Cada história foi contada, cada cena foi filmada. É nosso trabalho fazer melhor.
A carreira cinematográfica do enigmático mas amado cineasta Stanley Kubrick tem curta duração em comparação com muitos outros nesta lista. Ainda assim, com filmes como O Iluminado , 2001: Uma Odisséia no Espaço e Nascido para Matar, ele deixou um impacto inegavelmente no cinema.
13 - Tim Burton
Cresci assistindo filmes de monstros e filmes de terror, que eu achava que eram como contos de fadas e acho que isso sempre falou comigo. Algo sobre isso é simbolismo – a beleza e a magia que me ajudam a trabalhar com filmes e a começar a fazer contos de fadas modernos.
O diretor Tim Burton ganhou fama ao ultrapassar a linha entre o terror e a fantasia, criando uma estética gótica que lhe rendeu seguidores ansiosos por seu trabalho em filmes como Edward Mãos de Tesoura , Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas e O Estranho Mundo de Jack. Esta citação captura perfeitamente sua jornada para se tornar um cineasta, com a qual muitos de seus fãs podem se identificar.
14 - Wes Anderson
Eu gostaria de fazer um filme no espaço, mas acho que seria difícil fazê-lo no local.
Um dos contadores de histórias visuais mais distintos e vibrantes de todo o cinema, Wes Anderson se tornou o diretor favorito de todos os hipsters e críticos, com filmes adorados como Os Excêntricos Tenenbaums e O Fantástico Sr. Raposo. Igualmente amado é seu humor peculiar , que permeia grande parte de seus escritos e personagens.
15 - Alfred Hitchcock
Sempre faça o público sofrer o máximo possível.
Alfred Hitchcock redefiniu a forma como o cinema era feito com Psicose e se consolidou como um mestre do macabro com filmes adicionais como Os Pássaros . Sua disposição de ultrapassar limites, incluindo a violência em Psicose que desafiou o Código de Produção Cinematográfica , fez dele uma figura grandiosa no cinema.